A compra de bens, móveis e imóveis, através de leilão, inicialmente parece ser bem assustador, contudo, se bem assessorado, torna-se uma aquisição muito vantajosa e sem qualquer constrangimento.
Pois os leilões judiciais se tornaram uma nova opção para quem deseja comprar e investir em bens móveis e/ou imóveis.
Comprar imóveis através de leilão é uma pratica que cresce cada vez mais no mercado imobiliário, haja vista a crise financeira que o pais enfrentou nos anos de 2017 e 2018, o número de imóveis devolvidos aos bancos credores, ou tomados, por conta da inadimplência, está cada vez mais alto, sendo assim, natural que os imóveis, através de um processo judicial de execução, seja, repassado para as empresas de leilão fazer a venda desses bens.
A diferença entre uma compra direta, tradicional de um imóvel, e a compra através de um leilão, é que neste, a alienação é determinada por um juiz, através de um processo judicial que ocorreu durante determinado tempo.
Aqui está a necessidade de uma assessoria jurídica capacitada e especializada para analisar todas as fases do processo judicial até o momento em que levou o imóvel à leilão, bem como a fase após o leilão em que inicia dos tramites de registro e posse do imóvel leiloado e arrematado.
Quando se fala em investimentos, todo cuidado é pouco, e a documentação de aquisição deve ser muito bem estudada por um profissional qualificado, para que tudo seja finalizado, conforme o planejado.
Todos os leilões possuem suas regras próprias, estabelecidas taxativamente, através dos editais, os quais precisam ser analisados por alguém que tenha familiaridade, pois é extremamente necessário estar ciente de todas as regras estabelecidas pelos editais, inclusive algumas aquisições podem ser feitas até de forma parcelada.
Necessário, também analisar todos os possíveis gastos, despesas fixas, variáveis, fazer uma analise de viabilidade do imóvel, bem como da documentação processual, é de extrema importância para ter-se êxito no negócio, evitando futuras surpresas. Ao escolher o imóvel, você precisará analisar todas as condições, tanto do imóvel, físico, quanto das documentações apresentadas no processo.
Uma assessoria preventiva ajuda o comprador não só a efetuar um bom negócio, mas a se precaver de possíveis problemas futuros que possam ocasionar na perda de grandes valores.
Após a arrematação, também existem inúmeros tramites que precisam contar com a presença de um bom advogado, para regularizar o registro dos imóveis, junto ao Cartório de Registro de Imóveis, local, ITBI que pode variar em cada Estado do País, pois cada local possui sua regra própria para cálculo, também verificar as eventuais pendencias de IPTU, água, luz, condomínio, entre outros, inclusive, se o imóvel está ocupado por morador, devedor, locatário ou outrem.
A compra de bens móveis ou imóveis em leilões, podem ser realizadas, tanto por pessoas físicas ou jurídicas, e por quem desejar usufruir do bem ou mesmo, utilizar como meio de negócio, para uma compra e venda, locação ou mesmo investimento.
A aquisição de bens em leilão, se bem assessorada é uma ótima oportunidade de negócio, levando o investidor/adquirente a ganhos extraordinários, tornando-se cada vez mais, uma excelente oportunidade de investimento.